Morreu Francisco José Alves Gato (Xico-Zé Gato)

xico ze gato.png

Morreu Francisco José da Silva Alves Gato (Xico-Zé Gato)

 

Morreu esta madrugada, aos 79 anos, Francisco José da Silva Alves Gato, conhecido pelos  amigos como Xico-Zé Gato ele que foi uma figura importante na música portuguesa.

Nascido em Mafra a 9 de agosto de 1945, piloto na TAP de profissão, mas com o “bichinho” da música, herdado possivelmente do seu pai, Francisco Alves Gato — carrilhonista do Palácio Nacional de Mafra entre 1947 e 1957 — Xico-Zé Gato iniciou em Mafra, os seus concertos de carrilhão em 1972.

Aos 6 anos iniciou os seus estudos musicais com José Henrique dos Santos, professor do Conservatório Nacional de Música. Em 1965 participou de um curso de carrilhão promovido pela Fundação Calouste Gulbenkian, dirigido pelo carrilhanista belga Delmotte. Em 1972 iniciou os concertos, aos domingos, no carrilhão no Palácio Nacional de Mafra, atividade que desenvolveu até 1984.

Devido ao seu estado de degradação, os carrilhões, deixaram de tocar em 2001, tendo ficado ao abandono durante cerca de 20 anos, voltando a tocar em 2020 após obras de restauro.

Partilhe o Artigo

Leia também

Deixe um Comentário